Como começar?

Este blog tem por objetivo que você, aluno(a) da turma 3005, tenha um contato mais próximo com textos literários, a fim de introduzir um debate online sobre o assunto. Assim teremos mais um espaço para discussão e conhecimento. Espero que todos façam bom uso da ferramenta! Giselle

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Revisando as vanguardas europeias


O quadro de Salvador Dalí acima é um exemplo clássico do Surrealismo. Tendo em mente a aula sobre vanguardas europeias, discorra brevemente sobre o caráter surreal desta obra. Identifique características que comprovem tal caráter, explicando sua linguagem metafórica. (Utilize, no máximo, 60 palavras.)

29 comentários:

thatá disse...

No quadro de Salvador Dalí, eu percebo que ele é surreal por ser diferente, e por mostrar como o artista ver a memória das pessoas, e como ele interpreta isso. Como se a memória fosse um lugar qualquer e alguém tivesse persistindo só em uma mesma coisa.

postado por: Thamara Cristina Nº:38

Edio Mattos disse...

Os relógios estão meio derretidos, parecendo que o tempo é uma coisa que não se pode ter ou controlar. O tempo é como a agua que escapa entre os dedos

Édio mattos N:11

Giselle Fleury disse...

Thamara, observe o comentário do Édio. É fundamental mencionar o papel dos relógios nesse quadro.

bianca disse...

bom, esses relogios pareçem que estão derretento com o intuito de mostrar que o tempo não pára.

Ass:bianca de lima gonçalves
numero:06

Monica Trugano disse...

Os relógios moles,derretendo,marcando horas diferentes,representam de forma objetiva a passagem do tempo e o desejo inconsciente do homem de,em vão,tentar mudar isso. Assim como a mosca pousada sobre um dos relógios,provavelmente mostrando que o tempo voa.

Monica Araujo - 31

Paloma Bontempo disse...

O tempo é algo que não se pode ter nas mãos, que não pode ser controlado. O tempo passa e nós não temos controle sobre isso, a idéia dos relógios derretendo é de que não se pode parar o tempo se vai, se arrasta e nós temos que acompanhá-lo.
Paloma Bontempo - 32

Giselle Fleury disse...

Monica, não sei se podemos afirmar que os relógios mostram de forma objetiva a passagem do tempo, talvez seja bom você rever este aspecto do seu comentário.

Paloma e Édio, até agora vocês são os que estão captando com maior precisão do que se trata este quadro. Parabéns!

Cadê os outros alunos da turma? Estou esperando!!!! Abraços e boa Páscoa para todos!

Giselle Fleury disse...

Pessoal, tô adorando os comentários. Só queria lembrá-los de que os comentários devem ser originais! Comentários copiados de outras fontes não serão publicados.

Boa Páscoa!

Amanda Rocha disse...

O quadro é bem surreal mesmo, a idéia dos relógios passa para nós que o tempo nós não podemos parar, que passa e devemos ir junto com ele, pois nunca teremos o controle sobre ele .

Amanda - 02

Angelica disse...

O quadro de Dali representa o tempo, pois não podemos contralar ele. Por isso Dali quer que observamos o quadro com atenção apara demostrar o tempo que cada um de nós temos e que não podemos ter sobre controle.

Giselle Fleury disse...

Angelica, acho que você quis dizer sob controle, não?

Felipe disse...

O relógios derretendo, demonstra o tempo incontrolável, e o quadro é demonstrado como um pensamento humano, um tipo de preocupação, que todos tem com o tempo, mas não conseguem controla-lo. Esse foi o meu ponto de vista.

Felipe de Jesus N°13

Gabrielly Moura disse...

Bem, acredito que à primeira vista o carácter surreal seria o relógio derretedo em cima da asa, onde usa uma linguagem metafórica entre eles, explicando através disso que o tempo voa.

Gabrielly Moura- 17

Lucas Leonan disse...

Na minha opnião o relógio quer dizer q o tempo é uma coisa que não podemos ter em nossas mãos, que o tempo é apenas lembranças q o hoje se torna ontem a cada segundo e fica guardado na memória.

Lucas Leonan - 28

Aroldo Juniior disse...

Os relógios estão meio derretidos, parecendo que o tempo é uma coisa que não se pode ter ou controlar .É que mostra que o tempo parece passar e ninguem parece perceber .

Aroldo Júnior n° 05

Carol A. disse...

Os relógios flacidos deixam claro que o tempo não pode ser controlado por nós e em relação a ele o que temos a fazer é aproveitar o máximo possível do melhor modo.

Carolinda Archangelo nº:09

Giselle Fleury disse...

Comentários interessantes e pertinentes! Vamos continuar, pessoal! Até sexta teremos novo exercício no ar!

E pra quem já comentou, deixei um post novo avisando sobre as formas de correção, bem como o que faremos semana que vem.

Abraços!

Brenda disse...

Na minha opiniao o quadro demonstra uma natureza morta, sem vida,parada no tempo.E os relógios representam o tempo se esvaindo,como se nem as horas existissem mais e o tempo ja estivesse esgotado.

Samara Lima disse...

Os relógios derretidos transmitem a idéia de que o tempo não nos pertence, que não temos controle sobre o mesmo! O tempo passa, passa rápido, não para, não nos espera e se não o-acompanharmos ficaremos atrasados. Que o tempo não foi ontem e nem será amanhã, mas sim agora! Vivamos e acompanhemos o tempo agora, afinal, ele não nos pertence !!
Samara Lima n°:36

Felipe disse...

Venho aqui com outro tipo de percepção, está estar focada na paisagem seca, vazia, sem nenhuma presença, pode esta referindo-se a morte e o relógio o tempo perdido, que a pessoa teve.

Quezia Medeiros disse...

Os relógios derretidos mostram a preocupação humana com relação ao tempo e traduzem aí a forma objetiva da passagem do tempo como o passado e o presente.



Quezia de Medeiros N°:35

Gunter Butzke disse...

Na minha opnião as características mais vísiveis do surrealismo nessa obra, é a forma em que os relógios são apresentados, parecem como papéis ou borracha derretida, como se quisessem dizer que o tempo está se acabando.

Gunter Butzke nº 18

Álef MONTEIRO disse...

características visíveis do surrealismo são expressas nos relógios como se vê nesta obra e nos revelam que o tempo não é o nosso senhor , trazendo assim para tal obra uma forte menção de libertação como é da característica do movimento surrealista .

Álef B. Monteiro n:01

F.alves disse...

Bom, na minha opinião, os relógios estão meio que derretendo pela visão do local que é um deserto, no deserto nao se da muita importância pela hora, então os relógios nao tem muito significado.

Fabiano de Paula
nº12

felipe matheus disse...

Bom na minha onpnião, esse quadro é tão surreal quanto o tempo, por issu os relogíos tem essa aparencia de borracha derretida, para dar a imprenssão de algo que não existe.

felipe matheus N° 14

Giselle Fleury disse...

Fabiano, os relógios têm MUITO significado, veja o que seus colegas disseram até agora. Quézia, não exatamente OBJETIVA, prete atenção ao uso desta palavra (já comentei em um post anterior). E Felipe, por favor, cuidado com sua língua escrita. Você revisou o comentário antes de postá-lo?

j.filipe disse...

Na minha opinião o quadro mostra preocupação humana, como o tempo e a memória das pessoas ,por que com o passar do tempo as pessoas vão envelhecendo ,ea sua memória vai ficando fraca.



José Filipe N:22

Carol A. disse...

Bom, os relógios derretendo no quadro mostra que não temos controle sobre o tempo, que ele passa e a única coisa que temos e acompanhá-lo e aproveitá-lo da melhor forma, isso que Salvador Dalí quis mostrar.


Breno Felipe n°08

Obs:Professora, o Breno fez e me envio, pois nao conseguiu pelo computador dele.

Giselle Fleury disse...

Olá queridos!

Fico muito feliz em ver o resultado concreto do nosso primeiro exercício online. Nesse comentário vou fechar o assunto.

Alguns alunos conseguiram captar perfeitamente o sentido do surrealismo neste quadro de Dali. Menção honrosa a Edio, Paloma e Felipe de Jesus que conseguiram expressar com nível de língua muito bom e conteúdo melhor ainda! Parabéns!!!

Aos alunos Monica, Amanda, Gabrielly, Lucas, Aroldo, Carolina, Samara, Gunter e Álef, meus parabéns também! Seus comentários demonstram compreensão e boa linguagem, precisando um ou outro apenas de maior cuidado com a grafia.

Aos que não foram mencionados, ainda há espaço para melhorar as análises. Um primeiro passo é reler o que os colegas acima mencionados escreveram. Ler ajuda muito o processo de interpretação.

Um comentário geral: a partir do próximo exercício, os erros de grafia e concordância serão descontados da nota final. Precisamos ter cuidado com o que escrevemos aqui pois, depois de publicado, não há como editar o comentário. Não usem linguagem de internet. Esse blog é acadêmico!

Para terminar, meus parabéns a turma de modo geral que, de maneira muito participativa, fez esse blog ser acessado, em média, 150 vezes por semana nas duas últimas! Parabéns!!!

Abraços,
Giselle