Como começar?

Este blog tem por objetivo que você, aluno(a) da turma 3005, tenha um contato mais próximo com textos literários, a fim de introduzir um debate online sobre o assunto. Assim teremos mais um espaço para discussão e conhecimento. Espero que todos façam bom uso da ferramenta! Giselle

sábado, 1 de outubro de 2011

Vamos começar mais um bimestre?

Olá a todos!

Terceiro bimestre encerrado, é hora de pensarmos no último e decisivo bimestre deste ano. Você está pendurado em notas ou tem uma margem de segurança? A hora de recuperar-se é agora!

Para começarmos, proponho um exercício sobre tipos de argumentos, matéria da prova do terceiro bimestre. A notícia abaixo possui somente a manchete, você será responsável por atribuir valor e sentido a ela. Assim, crie um argumento nos comentários que justifique a manchete e explique que tipo de argumento utilizou (alusão história, consensual, comparação, presença, etc.)

A manchete: "Psicólogos dizem que vício em celular é preocupante"

Mãos à obra!!!

Data limite para postagem: 16 de outubro

16 comentários:

Juliana Ferreira disse...

“Psicólogos dizem que vício em celular é preocupante”


O transtorno é representado por aquelas pessoas
Que não conseguem estar com a família ou amigos, não consegue brincar com os filhos,
Ou tem problemas no relacionamento, tudo por causa da "obsessão" por monitorar o celular.
Para os que padecem deste mal, toda ligação é urgente e aquilo o que estiver sendo feito tem,
Necessariamente, que ser interrompido para que o telefone seja atendido. (argumentos de presença).

Profissionais alertam que o Novo transtorno mental já afeta aproximadamente 53%
Dos usuários de telefones celulares do Reino
Unido. Trata-se da "nomofobia", ou, em outros termos, de um medo mórbido ou angústia
De não poder se comunicar pelo celular. Ainda não há, no Brasil, pesquisas sobre
A incidência deste transtorno. (argumentos com provas concretas e argumentos de autoridade).

Paloma Bontempo disse...

Apesar de ser um meio de comunicação indispensável, o uso do celular se torna preocupante ao passo que esse hábito se torna um vício. Hoje em dia é fácil de encontrar pessoas que preferem interagir com o celular do que com outras pessoas, pesquisas mostram que adolescentes que tem esse vício se tornam incapazes de se divertir quando não estão com seus celulares e ainda mostram que se torna um risco mais grave quando as pessoas estão dirigindo e se distraem para olhar seu celular.

Argumentação - Argumentos com provas concretas.

Paloma Bontempo Nº 32

Samara Lima disse...

O celular torna-se viciante pela sua avançada tecnologia. Antigamente o celular servia apenas para fazermos ligações, e hoje em dia há várias funções em um único aparelho. No mesmo, encontramos diversão e também trabalho, já é possível mandar email pelos novos aparelhos.
É um modo também de não sentir só, de estar em contato com várias pessoas mesmo à distância.

Argumento de comparação.

Lorraine Rosa disse...

"Psicólogos dizem que vício em celular é preocupante"


Um cientista americano e dois europeus divulgaram um relatório com conclusões alcançadas pelo estudo sobre a relação entre o uso de telefones celulares excessivamente e o risco de desenvolvimento de câncer cerebral apresentado em maio pela Organização Mundial da Saúde (OMS). (Argumentos com provas concretas)


Existem pessoas que nem ligam para o celular, outras já têm uma grande obsessão pelo aparelho. (Argumento de comparação)

Juliana Ferreira disse...

Os jovens não conseguem se divertir sem celular

É difícil encontrar um adolescente que não tenha celular hoje. Com o barateamento dos aparelhos, o telefone móvel, antes restrito aos pais, chegou aos jovens. Hoje, inclusive, ele é utilizado como uma forma de controlar à distância a rotina dos filhos. Mas é claro que os adolescentes adoram usar o celular também para outras finalidades: mandar mensagens, jogar, ouvir música e falar com os amigos. O resultado é que, muitas vezes, o celular acaba atrapalhando os estudos E TONANDO-SE EM UM VICIO, COMO SE NÃO PUDESSEM VIVER SEM O CELULAR, COMO SEM O CELULAR NÃO PUDESSEM MAIS SE DIVERTIR (ARGUMENTO consensual)
.As operadoras tentam ao máximo fazer promoções com ligações extensas e mensagens ilimitadas. Existem pessoas que não conseguem ficar sem mandar as suas 100 mensagens diárias ou até mais que isso. (ARGUMENTOD DE PROVAS CONCRETAS)
Sempre que surge a oportunidade já estão com os dedos nas teclas mesmo sem necessidade. Pra elas é normal, mas esse hábito pode se tornar o famoso “vício do celular”. TORNANDO ASSIM O CELULAR COMO UMA DIVERSAO NÃO COMO UMA NECESSIDADE.

Juan Gonçalves disse...

“Psicólogos dizem que vício em celular é preocupante”

Os psiquiatras advertem que, apesar de todos estarem sujeitos à nomofobia(vício em tecnologia,celulares,computadores,etc), os mais suscetíveis ao problema são os jovens. (Argumentos de autoridade)

felipe matheus disse...

É um problema que atinge não só os jovens,pesquisas apontam que os adultos também demonstram comportamentos que cada vez mais demonstram dependência a esses aparelhos, situação que traz consequências preocupantes. Os cientistas descobriram que se chama "hábito de verificação" o comportamento dos usuários de frequentemente olharem para a tela de menu, em busca de notícias, e-mail, contatos e aplicações sociais. Pesquisas ainda apontam que alguns adolescentes possuem um apego tão grande por seus celulares, que afastados deles demostraram incapacidade de se divertir.
Fontes: http://www.techtudo.com.br/curiosidades/noticia/2011/07/psicologos-dizem-que-vicio-com-celular-e-preocupante.html
Nome: Felipe Matheus P. Da Silva Nº -14

felipe matheus disse...

esqueci de botar Argumento de Autoridade

Giselle Fleury disse...

Queridos,

Os argumentos precisam ser CRIADOS, não copiados de sites. O objetivo é que você aprendam a argumentar com base em informações que coletaram na internet, que leram nos jornais ou que viram na TV. Por favor, quem copiou, refaça o exercício. Aceitarei novos comentários sem descontar o atraso.

Matheus disse...

Hoje em dia os pais dão celulares aos filhos quando crianças e assim eles crescem já com esse costume do "celular" e muitas das vezes o utilizam não só como meio comunicação mas também para ter jogos , escutar musicas e etc. Tornando-se indispensável e viciante para os jovens !

ARGUMENTO DE CAUSA E CONSEQUÊNCIA.

Matheus D'Almeida Nº30

Gabrielly Moura disse...

Não somente o vício em celular seria preocupante, tudo que se torna excessivo pode vir a ser um vício. Acredito que se for para pensar a respeito do celular deve-se observar também o uso de computador, televisão, vídeo-game e outros.

COMPARAÇÃO

Anônimo disse...

“Psicólogos dizem que vício em celular é preocupante”


Hoje em dia o celular é muito mais presente nas nossas vidas que a dez anos atrás.
Só nos últimos 12 meses foram adicionados cerda de 34,6 milhões de celulares no Brasil, onde 2006800 são Smartphones. (Fonte: Anatel)
Partindo desta premissa podemos entender com base em quê vem tanta preocupação.

Tipo de argumento: Provas concretas.

Nome: Matheus F. Santos
N°: 42

Lucas Leonan disse...

"A pesquisa de pós-graduação de Michelle Hackman ainda mostrou que adolescentes possuem um apego tão grande por seus celulares, que afastados deles demostraram incapacidade de se divertir."

Nos tempos de hoje, o celular virou uma grande mania e um vício entre jovens, que ao invés de sairem para se divertir como faziam seus pais e avós, preferem ficar em seus quartos com seu(s) celuar(s) privando-se de viver uma viva social como se tinha antigamente.

Alusão histórica

Lucas Leonan, Nº:28

BRENO disse...

O celular antigamente era usado apenas para você se comunicar pela voz com outra pessoa , hoje em dia ele alem de você se comunicar pela a voz , você pode pode via sms , emails, site de relacionamentos com isso o celular virou um mine computador “portátil” e as pessoas ficando mais ainda necessitadas deles .


Argumento de comparação.


Breno Felipe nº08

Álef MONTEIRO disse...

Argumento de autoridade -

A Igreja Católica Apostólica Romana , inspirada nas sagradas escrituras, vem nos comunicar a palavra de 1 Coríntios
6:12 Que diz: "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convém. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma." Assim a Igreja , condena todo pecado e afirma que o "vício" é um dos mais preocupantes .

Álef Bragança

N:01

Giselle Fleury disse...

Todos os argumentos feitos até aqui já lançados para nota!