Como começar?

Este blog tem por objetivo que você, aluno(a) da turma 3005, tenha um contato mais próximo com textos literários, a fim de introduzir um debate online sobre o assunto. Assim teremos mais um espaço para discussão e conhecimento. Espero que todos façam bom uso da ferramenta! Giselle

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Letra e música

Nossa atividade desta semana se refere ao conceito de intertextualidade. Para discutirmos um pouco o assunto, primeiro assista à apresentação.

Clique aqui

Depois de assisti-la, você está pronto para ver este vídeo com a música "Monte Castelo", escrita por Renato Russo, interpretada pela Legião Urbana, banda vencedora da enquete da semana em nosso blog. Ao terminar de ler e ouvir a música, explique quais referências intertextuais você encontrou. Aproveite e tente identificar a intertextualidade do título deste post também. :-)



Monte Castelo

"Ainda que eu falasse
A língua dos homens
E falasse a língua dos anjos,
Sem amor eu nada seria.


É só o amor! É só o amor
Que conhece o que é verdade.
O amor é bom, não quer o mal,
Não sente inveja ou se envaidece.


O amor é o fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.


Ainda que eu falasse
A língua dos homens
E falasse a língua dos anjos
Sem amor eu nada seria.


É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É um não contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder.


É um estar-se preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É um ter com quem nos mata a lealdade.
Tão contrário a si é o mesmo amor.


Estou acordado e todos dormem.
Todos dormem. Todos dormem.
Agora vejo em parte,
Mas então veremos face a face.

É só o amor! É só o amor
Que conhece o que é verdade.


Ainda que eu falasse
A língua dos homens
E falasse a língua dos anjos,
Sem amor eu nada seria."


Bom trabalho a todos!

P.S.: Devido ao problema técnico, esse exercício terminará somente dia 5 de junho.

17 comentários:

Gunter Butzke disse...

Nessa música, podemos perceber a intertextualidade nesse trecho: Ainda que eu falasse a lingua dos homens...
Esse trecho da musica o autor retira da biblia, por isso é uma intertextualidade, porque ele pega uma parte de um texto que já exixte e acrescenta no seu texto.

Gunter nº 18

Solimar Silva disse...

Adorei esse blog! Parabéns aos alunos e à professora pela iniciativa.

Giselle Fleury disse...

Olá Solimar, obrigada pela visita! Viu como esses meninos são bons?

Abraços!

Felipe disse...

Além do trecho que Gunter comenta,tem
o 3° até o 5° parágrafo que é retirado do soneto 11 de Luiz Vaz que também foi tirada originalmente do texto bíblico 1 Coríntios 13.
Também verifiquei a bíblia e vejo que ele baseio não somente essa parte em Coríntios e sim a música todas adicionando sua parte.

Giselle Fleury disse...

Felipe, as ideias estão boas, mas revise o comentário porque está confuso em termos de língua.

henrique disse...

Nesta musica há três referências intertextuais a primeira com o famoso poema de Luís de Camões “Amor é um fogo que arde sem se ver” e com o texto bíblico “O amor é um dom supremo” escrito pelo apóstolo Paulo. E uma alusão do título da música a uma batalha da Segunda Guerra Mundial vencida por soldados da Força Expedicionária Brasileira...
E juntando as três referencias ele, Renato Russo, conseguiu fazer essa grande e linda canção!
By: Henrique Couto N°19

Brenda disse...

Existem as seguintes intertextualidades na música:Luiz Vaz de Camões que em seu poema fala sobre o amor como um sentimento de paixão.
Carta do apóstolo Paulo que fala sobre o amor ao próximo baseado no respeito e na caridade.
Monte Castelo que é o título da música e foi palco de uma guerra onde foram mortos muitos brasileiros ou seja a música fala sobre o amor ao próximo porém o titulo é algo contraditório demonstrando a desumanidade e falta de amor.

Paloma Bontempo disse...

Renato Russo inseriu na música o poema de Luiz de Camões "Amor é fogo que arde sem se ver" e o texto bíblico "Amor é um do supremo" do apóstolo Paulo, tranzendo em si diferentes tipos de 'amor', como o possessivo e o altruísta.

Paloma Bontempo - 32

Juliana Ferreira disse...

Olá
As intextualidades que eu pude notar são as que são encontradas na biblia que diz que nao adianta falar a lingua dos anjos ajuda ao proximo ,se eu nâo tiver amor de nada vale .Diz que o amor tudo supota.

Outras referências que pude notar sâo as que sâo encontrads em versos e poemas.

abraço!!!

BRENO disse...

As intextualidades que percebi foi no inicio da música, que é da Bíblia Coríntios 13 e praticamente o resta da música e do soneto 11 de LUIZ CAMÕES.

Que fico essa linda música de Renato Russo.

Breno Felipe n:08

thatá disse...

Para mim, a intertextualidade está nos vários significados que ele dá para o amor. Para ele o amor é muito mais que um simples sentimento, é algo imenso, que apesar dele não ser visto aos olhos das pessoas ele é sentido pelos que amam verdadeiramente. O autor também não está falando só de um amor de namorados, mas de um amor em geral.

Postado por:Thamara Cristina Nº:38

☆ Franciele ☆ disse...

As formas de intertextualidades presentes nessa música são: os trechos da primeira carta do apóstolo Paulo aos coríntios e o da adaptação do soneto de Camões, ambos falando sobre o amor mais de maneiras distintas. O título Monte Castelo refere-se a uma cidade na Itália que foi cenário de uma batalha durante a 2ª Guerra Mundial em que muitos soldados brasileiros foram mortos,fazendo com que o título entre em oposição ao tema principal tratado na música o "amor". Através dessa música Renato Russo quis chamar a atenção sobre a importância do amor que acabam sendo esquecida pelas pessoas.

Monica Trugano disse...

As referências intertextuais que encontrei foram: a carta de Apóstolo Paulo que fala do amor ágape,o poema 'Amor é fogo que arde sem se ver'de Luiz de Camões que retrata a paixão e Monte Castelo,onde houve uma guerra na qual morreram muitos soldados brasileiros.

Lorraine Rosa disse...

Eu percebi que na música existe a intextualidade do poema de Luiz Camões e o texto bíblico do apóstolo Paulo.


Lorraine Rosa - Nº:41

Amanda Rocha disse...

Podemos perceber que Renato Russo nós dá mais de uma referência de intertextualidade , como exemplo : O poema de Luiz de Camões e a carta do Apóstolo Paulo aos coríntios, ambas falam do AMOR mas em idéias diferentes.

Giselle Fleury disse...

Bem pessoal, apesar do dia 05 não ter terminado oficialmente, estou fechando o exercício com meu comentário, uma vez que acredito que mais ninguém deva postar algo. Vejamos...

Apesar da baixa participação em um exercício que eu acreditava que fosse atrair muitos alunos (pela questão da banda escolhida ter sido escolhida via enquete, ou seja, pela turma), os comentários foram de muita qualidade em sua maioria. Gostaria de destacar os alunos Brenda, Franciele e Henrique por seus comentários com conteúdo e análise bem-feitos. Parabéns!!!

Quanto à música, acredito que os alunos acima já deixaram bem claras quais são as intertextualidades. No entanto, ninguém achou a referência do nome deste post, como eu havia pedido. Letra e música é o nome de um filme com Hugh Grant e Drew Barrymore, de 2007.

Em sala amanhã discutiremos a maneira como devemos escrever nossas respostas aqui no blog, levando em consideração a norma culta padrão.

Abraços e até o próximo post!

Lucas Leonan disse...

As intertextualidades que encontrei foram a do versículo Biblico sitado e a do soneto de Luiz Camões...
Bem legal.